Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Toma posse Barack Obama, 44º presidente dos EUA

A terça-feira histórica começou bem cedo para Barack Obama. Enquanto milhões de pessoas se reuniam nas ruas, Obama e a primeira-dama, Michelle, foram rezar na Igreja de Saint John, conhecida como a igreja dos presidentes.

Depois seguiram para a Casa Branca. Obama e Michelle foram recebidos por Laura e George Bush, que se despediam da residência oficial. Michelle deu um diário de presente a Laura. E eles entraram para o café da manhã.

Uma hora depois, saíram em uma limusine blindada, considerada a mais segura de todos os tempos. E foram para o Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, para a cerimônia de transmissão do poder.
Obama apareceu na esplanada do Capitólio e foi saudado pela multidão espalhada por todos os cantos de Washington.

A partir desta terça-feira, os Estados Unidos têm o que nunca tiveram: um presidente que não é branco, não é da elite. Isso é mais do que a conquista pessoal de Barack Obama. É a prova de como o país mudou. Chamado de "o renascer da liberdade", o discurso de posse durou 20 minutos. O novo presidente disse que os Estados Unidos estão em uma grave crise econômica e em meio a guerras. E afirmou que a hora é de preparar o país para uma nova era.

Nenhum comentário: