Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Como ser elegante durante as festas e eventos sociais da empresa

Se você pensa em tomar todas, desabafar com o seu chefe e ainda flertar com colegas interessantes, saiba também como manter o emprego.

Eventos sociais envolvem bebidas, bebidas envolvem excessos – seu e dos demais. Por isso, nada melhor do que saber como se comportar nas situações comuns em festas de empresa ou eventos de negócios para manter sua reputação e, principalmente, seu cargo. Consultamos especialistas em etiqueta, relacionamento, moda e medicina para dar a você soluções que permitirão curtir a festa prazerosamente, mas sem deixar de lado o bom senso.

SITUAÇÃO - A festa é logo depois do expediente.
SOLUÇÃO - Em geral, não dá tempo de voltar para casa e trocar de roupa. Então, o ideal é ir ao trabalho pela manhã com um visual mais caprichado. “Mas nada de estrear peças ou usar figurinos muito arrumados”, avisa a consultora de moda e etiqueta Claudia Matarazzo, autora do livro Negócios, Negócios, Etiqueta Faz Parte (Editora Melhoramentos). “Excessos desse tipo denotam insegurança.”

SITUAÇÃO - A comemoração é um churrasco, num sítio.
SOLUÇÃO - É imprescindível levar um kit de sobrevivência com, no mínimo, protetor solar, sabonete, xampu, camiseta extra, toalha e... roupa de banho. “Esse é um momento delicado. Todo o cuidado é pouco!”, diz Helena Montanarini. Se você está com o corpo em cima e fica à vontade usando roupa de banho, prefira as maiores. Cavadas, nunca! O esporte predileto de festas de firma é falar dos outros no dia seguinte, portanto procure não ser o assunto dos papos que tratam dos micos.

SITUAÇÃO - Você não se sente tão à vontade com o pessoal da empresa e considera levar um amigo.
SOLUÇÃO - Em qualquer tipo de ocasião, só se leva um acompanhante se isso estiver explícito no convite ou se for verbalizado pela chefia. Caso contrário, “além de ser extremamente indelicado, o risco de criar saias-justas é imenso”, diz Claudia Matarazzo.

SITUAÇÃO - Você não quer passar dos limites, mas o uísque é de graça e seu chefe segue oferecendo mais.
SOLUÇÃO - Infelizmente ainda não foi criada uma fórmula capaz de estabelecer quanto é possível beber sem ficar bêbado. Então, vamos às formas de retardar e amenizar o efeito das bebidas alcoólicas. A primeira delas: siga o ditado americano “Eat, drink and be happy” (Coma, beba e seja feliz).

Isso porque, “no estômago, a comida forma uma barreira que retarda a absorção do álcool”, explica Orlando Ambrogini Junior, professor da Escola Paulista de Medicina. Assim, antes de começar a beber, coma algo, mas evite alimentos pesados, como carnes gordurosas e embutidos.